COMUNICADO À IMPRENSA DOS MANIFESTANTES DETIDOS NO BAIRRO DA BELA FLOR
(copiado de PROL)
«Nós, os manifestantes detidos hoje, 27 de Junho de 2013, no bairro da Bela Flor, saímos em manifestação espontânea a partir de S. Bento, com a polícia constantemente a acompanhar-nos sem nos nos dar qualquer tipo de indicações.
Durante todo o percurso, os manifestantes foram pacíficos e não causaram qualquer tipo de danos.
Após a passagem pelo Centro Comercial das Amoreiras, quando nos aproximámos do acesso para a Ponte 25 de Abril, pela primeira vez, as autoridades comunicaram connosco para nos indicar que enveredássemos para o acesso à Ponte 25 de Abril.
Fomos encurralados por dezenas de membros e carrinhas do corpo de intervenção que esperavam fora de vista, e então dirigidos para o bairro da Bela Flor, sempre rodeados pelo corpo de intervenção.
Ficámos detidos na rua desde as 19 horas (passa já das 23 horas e só agora estamos aos poucos a ser libertados), sem acesso a água ou sanitários.
Após identificação e revista um a um dos cerca de 200 manifestantes, foram-nos apresentados, documentos para assinar ao mesmo tempo que se dificultava o acesso a advogados.
Acabámos por saber que teremos que comparecer todos amanhã, 28 de Junho, às 10 da manhã no Campus da Justiça no Parque das Nações.
Pedimos a presença e solidariedade de todos para os procedimentos.
Já na anterior Greve Geral aconteceram inúmeras irregularidades nas detenções que foram efectuadas e, mais uma vez, o governo procura formar um escândalo para tentar abafar o impacto da Greve Geral.
Aqui não há criminosos mas há arguidos; no governo não há arguidos, há criminosos.»
Os Manifestantes Detidos no Bairro da Bela Flor
Bairro da Bela Flor, 27 de Junho de 2013
manifestantes.da.bela.flor@gma il.com
------------------------------------------------------------------
A policia convocou os 200 detidos para estarem hoje (dia 28 de Junho de 2013) no Campus de Justiça (juízo de pequena instância criminal)
-------------------------------------------------------------
Testemunho da mãe de uma jovem envolvida nos incidentes da ponte, ontem, na sequência da manifestação da Inter, em Lisboa:
Conversation started today
11:08
(nome da pessoa e de sua filha eliminado))
Bom dia,
Venho dar a mão à palmatória, passo a explicar, quando no face tu e outros afirmavam que, a carga policial, da manifestação de Novembro junto à assembleia, tinha sido instigada por elementos da polícia à paisana, eu fiquei incrédula, pensei que vivia numa democracia, já não estávamos no antes do 25 de Abril, isso não podia estar a acontecer... Afinal ontem a minha filha mais nova participou na manifestação e foi uma das detidas daquelas 2 centenas. Ela diz que desde o início foram guiados por 3 polícias com coletes laranja e óculos de sol, ela não os conseguirá identificar, até porque quase só os viu de costa, sentiu-se segura por irem acompanhados pela polícia…
A dada altura, já depois das amoreiras, os polícias dirigem-se aos manifestantes e dizem-lhes para seguir para o acesso à ponte. Os ingénuos seguiram-nos, afinal eles são a autoridade!
A minha filha já não se sentiu tão segura quando os encurralaram numa rua secundária, longe da vista dos transeuntes.
De facto tinhas razão, isto já não é uma democracia. Nitidamente o governo anda a querer desviar as atenções daquilo que é importante e não está preocupado com as vítimas que causa.
Felizmente os de ontem eram pacíficos!
Hoje a minha filha foi apresentar-se a tribunal, aguardo ansiosamente pelo desfecho. E sabendo , agora, o país em que vivo até tenho receio do que digo publicamente. Se quiseres usa esta informação, tu que és tão seguido, mas sem revelar os intervenientes, pois ainda estou em fase de assimilar isto…»
«Manifestantes identificados pela PSP serão ouvidos no dia 12 de julho"
JN. Ordem dos Advogados vai apoiar manifestantes detidos no bairro Bela Flor (ATUALIZADA)
DN - Garcia Pereira diz que detenção de manifestantes visa obter ficheiros
Acham que se justifica algum comentário?
Se sim, bastaria copiar algumas coisas que escrevi (que escrevemos), há 4, 5, 6, 7 anos... Já não há pachorra!
«»«»«»«»«»APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
--- Assine a petição AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
(Nota: Alguns dos sites "linkados" começaram por boicotar a petição impedindo as pessoas de assinar e, mais recentemente, suprimiram a página com as assinaturas. Apenas "Gopetition" se mantém acessível sempre)
«»«»
-- Denúncia de Agressão Policial
--- Com actualizações AQUI e AQUI
«»«»
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»