2006/05/26

Gripe Das Aves Contra-ataca!

Logo após a publicação do editorial da revista de "La Salud", referenciado neste post, pareceu que as notícias sobre a pandemia de Gripe das Aves, a "vacina" para a Gripe das Aves, os casos de Gripe das Aves, as medidas de prevenção de Gripe das Aves, as mortes de humanos, devidas à gripe das aves, tinham desaparecido dos notíciários.

Agora, lentamente, o "império contra-ataca", desculpem, queria dizer: a "Gripe das Aves contra-ataca"; e surgem, aos poucos, "novas" notícias, tão credíveis como as anteriores...

Por isso lembrei-me de ter lido, há tempos, este artigo, onde se refere, como assassinatos premeditados, a morte de 12 eminentes cientistas, microbiologistas e de, na minha cabeça, se ter estabelecido, de imediato e instintivamente, a ideia de estas mortes só poderem estar relacionadas com a Paranóia da Gripe das Aves...
É o desafio que vos lanço: descobrir que outros motivos, conspirativos, possam melhor explicar estes assassinatos...

Como se pode ver no editorial da revista, referido, os cientistas continuam a afirmar que a Gripe das aves não afecta as pessoas.

Por isso eu tenho outro desafio par vos deixar!
É descobrir qual o papel que esta estratégia:
"foi lançada uma Campanha de medo e desinformação [fear and disinformation campaign (FDC)] . A distorção grosseira da verdade e a manipulação sistemática de todas as fontes de informação constituem uma parte integral da estratégia"; ou:

"secretamente subsidia autores, jornalistas e críticos por intermédio de uma rede de fundações privadas e organizações patrocinadas pela CIA."; ou:

"A desinformação é rotineiramente "espalhada" pelos operacionais da CIA nas redacções do principais diários, revistas e canais de TV. Firmas de relações públicas externas são frequentemente utilizadas para criar "falsas histórias". Isso foi cuidadosamente documentado por Chaim Kupferbert em relação aos acontecimentos do 11 de Setembro: "Alguns, relativamente poucos, correspondentes bem relacionados forneciam os 'furos de reportagem', que obtinham cobertura nas relativamente escassas fontes de notícias dos principais meios de comunicação, onde os parâmetros de debate são ajustados e a "realidade oficial" é consagrada"

tem nas notícias acerca da "Gripe das Aves".

Ou seja, responder a esta pergunta do comentário de "Jorge": "Se a CIA subsidia, secretamente, autores, jornalistas e críticos, noutros países, tenho alguma curiosidade em saber, de tudo o que ouvimos nos televisões e lemos nos jornais, qual é a percentagem de verdade e qual é a percentagem de mentira!"
Boa pergunta!

Haverá algum fundo de verdade nas notícias sobre a "Gripe das Aves" ou são invenção? Qual a percentagem de invenção usada, nestes casos, para manter a campanha de medo e desinformação?