2005/12/17

Galeria(s) De Horrores!

As notícias:

Uma bebé de um mês e meio de idade, vítima de maus tratos, melhorou, nas últimas horas, e foi-lhe retirada a ventilação…

Jeni Canha revelou que lhe foram detectadas hemorragias intracranianas e na retina de um dos olhos, provocadas por "maus tratos severos". As "lesões extremamente graves", segundo a médica, "deixarão sequelas, designadamente neurológicas, sensoriais e outras".
"Maus tratos severos" desde que nasceu.
"Este é um caso extremamente chocante", referiu, lembrando que a menina tem 3,6 quilos de peso e apenas um mês e três semanas de idade
A pediatra aludiu ainda à existência de "equimoses antigas na face". Foi também identificada na criança "uma anemia aguda, por perda sanguínea".
Jeni Canha admitiu que a vítima "foi sujeita a maus tratos severos" no seio da família "pelo menos desde que foi para casa", após o nascimento.
Entretanto, o Hospital de São Teotónio, em Viseu, revelou hoje que pediu há cerca de um mês à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da cidade para apoiar e acompanhar a bebé vítima de maus-tratos internada desde sexta-feira da semana passada, em Coimbra.

Comentário:
O termo “galeria de horrores” foi publicitado na comunicação social, como tendo sido usado pelo então bastonário da O.A., em relação à situação da justiça e suas vítimas.
Por maioria de razão se pode e deve usar aqui.
De facto, os estes casos dramáticos sucedem-se, sendo cada vez mais graves. Neste caso trata-se duma recém-nascida, que já tinha sido levada, noutras ocasiões, ao Hospital, sendo, SEMPRE, devolvido aos maus tratos. Até estava a ser acompanhada… (por cúmplices dos maus tratos)
O agravamento contínuo, destes casos, revoltantes, é, um pouco, o espelho da situação real do País, em todos os campos, SEM QUE OS GOVERNANTES FAÇAM ALGUMA COISA; façam o que devem, o que lhes compete, para acabar com as nossas calamidades “institucionais”…

A reacção do Ministro

O ministro da Solidariedade Social, Vieira da Silva, considerou "lamentável e chocante" o caso da bebé, mas disse também ser prematuro responsabilizar os técnicos da Comissão Protecção de Crianças e Jovens em risco de Viseu

Comentário:
De facto, Sr. Ministro, não são só as Comissões de Protecção de Menores que devem ser responsabilizadas…
Devem ser responsabilizados, também, ou sobretudo e principalmente, quem as nomeia.
Que raio de gente é esta?

Os comentadores:
Perante as referências de deficiência mental e violência feitas aos pais da bebé vítima de maus-tratos, o psiquiatra Manuel Guerreiro considera incompreensível a actuação institucional neste caso e lança um alerta ao funcionamento das comissões de protecção de menores .

Comentário:
Deve ser outro a achar que, se “isto” está mal, a culpa não é dos protagonistas…
Eles são protagonistas só mesmo para isso: para serem protagonistas; não para cumprirem com as suas obrigações, nem para serem responsabilizados pelas suas falhas, por mais graves que sejam; tão pouco para fazerem seja o que for.

Veja-se o caso da pequena Joana: a criança desapareceu, da Aldeia da Figueira, no Algarve.
A P.J. (investigação), de conluio com a justiça (Tribunais), montou uma cabala monstruosa para acusar, sem provas, os familiares de assassinato. Condenaram-se os familiares pelo assassinato, apesar de estarem inocentes… Mas a criança continua desaparecida.
E não há uma, sequer, “comissão de protecção de menores” que exija saber o que de facto aconteceu (ou ainda está a acontecer) à criança…
É no que dá quando se juntam, e se conluiam, duas galerias de horrores: a Justiça e a “protecção” de menores.