2005/12/17

Os "poderes" do Presidente!

Publicado também em Editorial
Comentário que deixei em "O Eleito", acerca do "papel" do Presidente, a propósito de debates eleitorais e das "funçõeS" presidenciais"
...
Tenho dito, várias vezes (e mantenho) que sei como resolver os nossos piores problemas, em pouco tempo.
Não é novidade: basta pôr as instituições a funcionar, dar resposta adequada aos problemas concretos, NO TERRENO... ter um pouco de imaginação, de clarividência e de firmeza para implementar, duma só vez, um conjunto de medidas que façam inverter a situação que vivemos de forma irreversível...
E, mesmo respeitando os limites dos "poderes presidenciais", se alguém me perguntasse qual o cargo mais adequado para "alavancar" todas essas transformações, eu responderia, sem hesitar: "o do Presidente".
Porque é o cargo mais abrangente e mais influente e porque as medidas necessárias têm de "ser abrangentes"... para além de ser necessário garantir uma "postura de sentido de estado", de forma a acabar com os problemas salvaguardando as pessoas; não existe país sem povo... Isso só se pode fazer a partir da presidência...
Com o "nosso" panorama político, todas essas coisas, simples, que poderiam mudar, de vez, a nossa vida, são apenas MIRAGENS!
Basta olhar para a cara dos candidatos e escutar os absurdos que dizem para o perceber...