2004/10/21

Inquérito

Tentei colocar aqui um inquérito, mas decididamente, ainda vou ter que aprender algumas coisas! Também os comentários me pareceram um problema. Enfim, com o tempo e persistência, lá chegaremos!

Devido a todas estas dificuldades, só me resta deixar aqui o endereço do inquérito, para ser acedido por quem quiser: http://www.enquetes.com.br/categorias.asp?id=506784
Para aceder basta "clicar" aqui, em cima deste endereço.

O inquérito é de opção múltipla: isto é: pode-se concordar com a redução do número de deputados e também com a exclusão dos que não são eleitos!

A ideia principal deste inquérito é que:
Todos os lugares do parlamento estão ocupados, mas não está representada a totalidade dos cidadãos. Os deputados ocupam os lugares, mas apropriam-se deles, para seu proveito e dos respectivos partidos. E assim o poder político deixa de pertencer ao povo e se burla a democracia representativa.
Na selecção e promoção dos políticos, contam apenas critérios de compadrio a tráfico de influências. O que faz com que muita gente honesta e empenhada seja excluida e, quantas vezes, destruída. Isto reduz as hipóteses de escolha dos cidadãos, que têm o direito de dizer que não querem esta situação nem esta gente. Por isso a abstenção é tão elevada e sê-lo-á cada vez mais, se a situação não se inverter.
Os cidadãos que não votam, ainda assim mantêm os deveres sociais e a obrigação de pagar impostos, para sustentar os deputados. Logo a sua opção deve ser também respeitada! São os deputados que têm que merecer a confiança dos cidadãos e justificar a sua eleição e não os cidadãos que têm que se violentar "escolhendo", ou aceitando, o que não querem; o que não lhes interessa, o que não presta.
Fazer reflectir, no parlamento, a abstenção, permitiria acabar com esta famigerada "maioria" e com a arrogância, absurda, com que os governantes nos impõem toda a espécie de disparates, quando não abusos e crimes, apenas porque invocam terem sido eleitos por maiorias inexistentes.
Acho até que isto poderia permitir que os nossos problemas começassem a ser resolvidos. Além de que é uma questão de elementar honestidade, justiça e democracia!