2005/08/25

Uma história de ficção!

Esta história é pura ficção (elaborada a partir de muitas experiências e factos constatados). Qualquer semelhança com factos reais não é pura coincidência. É que, apesar de ser ficção, tem muitos traços comuns com muitas histórias bem reais, que se vivem no dia a dia.
O Alípio conseguiu um dinheirito, à custa de muito poupar, e decidiu “montar o seu negócio”. Estava cansado de trabalhar a mando dos outros, gente que até nem sabe mandar. Estava cansado de aturar tudo, ser tratado abaixo de cão, não poder ter opinião, não ver reconhecido o seu valor, para receber uma miséria de ordenado. O pior era a falta de gosto que se ia acumulando por nunca poder fazer as coisas a seu jeito, como ele achava que era bem. Agora ia ser diferente.
Dizia-se que a situação económica não ia muito bem, mas ele não haveria de ter problemas. Ia estabelecer-se na indústria da restauração, onde sempre tinha trabalhado. Mesmo quando a situação não é boa, as pessoas sempre têm de comer… por isso haveria de “dar certo”, tinha que “dar certo”.
Começou por procurar um estabelecimento. Tudo com rendas caríssimas! E quando não era a renda era o trespasse.
Depois de muito procurar lá conseguiu o seu pequeno restaurante. Não era bem um restaurante; não tinha dimensão para isso; também não era “tasca”, porque isso “já não se usa”. A renda não era barata, mas foi a mais baixa que conseguiu encontrar. Também teve de pagar um trespasse… mas como lhe disseram que as licenças estavam em dia, tudo em ordem, que a casa era boa, com clientela fiel, valia a pena, até porque essa coisa das licenças é, sempre, uma chatice, uma carga de trabalhos...
Lá contratou os equipamentos; uns comprados, outros cedidos, fornecidos pelas marcas; e a loja, finalmente, ficou pronta e foi inaugurada.
O seu pecúlio levou um grande rombo. No final, feitas as contas, gastou muito mais do que imaginava. Mas certamente que, começando a trabalhar, as coisas se haviam de compor, novamente, que é para isso, para ganhar dinheiro, que as pessoas trabalham e montam os seus negócios. Ele não tinha medo do trabalho, gostava de fazer as coisas bem feitas, de tratar bem as pessoas, sempre se dera bem com isso, portanto haveria de correr tudo bem… Tinha todas as condições para correr bem…
Tinha razão o Alípio em pensar que “tinha todas as condições para correr bem”, não fosse esta “história”, (milhares de histórias destas) acontecer em Portugal…
Passados uns meses vieram-lhe dizer que, afinal, não podia ter esplanada, porque as licenças não estavam em dia. Depois veio outro fiscal, para o informar de que: tinha de ter uma balança, mesmo não precisando dela, que tinha de ser “aferida” periodicamente, a seu pedido e a suas expensas.
Depois veio outro fiscal, para lhe dizer que, afinal o alvará, pedido há vários anos, ainda não tinha sido concedido (nem negado), pelo que a casa estava ilegal, teria que pagar uma multa… mas o alvará continuaria pedido sem que a entidade respectiva tivesse que decidir sobre ele, em tempo útil, ou inútil, ou em qualquer tempo que fosse… podia estar pedido, como veio a saber de outros casos, durante 5, ou 6, ou 8, ou mais anos…
Depois vieram dizer-lhe que não podia fazer e servir sopa, porque o alvará (o tal que não existia) não deixava. Para servir sopa, ou qualquer outra alimentação, teria que comprá-la a um restaurante e ter a respectiva factura… Logo ele, que tinha uma mulher que era uma cozinheira esmerada, de “mão cheia”, criteriosa, teria que ir comprar comida para vender, sem saber com que critérios, ou higiene, era feita.
Depois vieram-lhe impor uns “boletins de saúde” que custavam “os olhos da cara”! Depois vieram-lhe dizer que as caixas com as bebidas não podiam estar poisadas no chão, teriam de ter uma grade, porque as bebidas podiam constipar-se, através do vasilhame e das respectivas caixas.
Depois vieram-lhe dizer que teria que instalar um termómetro, e mais não sei quantos outros “aparelhos” de igual utilidade, que também teriam que ser inspeccionados”, periodicamente, a seu pedido e pagando… Depois veio o contabilista dizer que tinha de pagar os impostos e as contribuições e ainda os “pagamentos por conta”, para além da avença do próprio contabilista. Quando respondeu que não tinha dinheiro para tudo, que
a receita não chegava nem para metade, o contabilista disse-lhe que teria que o arranjar, porque senão era um grande sarilho. Ainda o aconselhou a não dizer isso a ninguém, porque pareceria que ele não sabia gerir. Além disso, se quisesse trespassar, a casa teria que ter boa fama, de ser rentável, se não era impossível fazer negócio… e aproveitou para sacar, em primeiro lugar, a sua “avença”.
A situação foi-se arrastando (e degradando), até que o Alípio deixou de ter como suprir os encargos que as receitas não cobriam. Começou por atrasar os pagamentos aos fornecedores e estes, em contrapartida, começaram a “atrasar” as entregas. De modo que, estas falhas e o acumular de preocupações (que dificultavam a sua natural simpatia para com os clientes), fizeram com que a situação se agravasse, ainda mais.
Mas, de cada vez que pensava em acabar com a situação, em fechar, compreendia a dimensão do prejuízo, que ficaria sem nada, nem sequer possibilidade de arranjar trabalho, porque a idade já não ajudava e o desemprego se tornou numa praga.
Acresciam as ameaças de perseguição, eterna, do fisco e doutras instituições, que lhe haveriam de tirar tudo o que tinha e até o que não tinha, porque tivera a veleidade de se aventurar a arranjar maneira de trabalhar a seu modo, de ter um meio de vida honesto. E dizia ele, com razão, que é crime trabalhar, neste país. O estado não deixa. Não deixa nem respirar…
Acrescia que, mesmo que fechasse a porta, nem sequer tinha direito a subsídio de desemprego, porque era sócio gerente…
A mulher acabou por arranjar emprego e, por pouco, não se lhe acabou até o casamento…
A casa fechou, é claro. Do Alípio não soube mais nada! Podem imaginar, à vontade, o resto da história.
No meio duma destas histórias há um episódio que não resisto a contar:
A casa fechou e foi pedido ao representante da marca de cafés que fosse retirar a máquina e o moinho. A máquina e o moinho foram entregues, em dia e hora combinados, mas nunca chegaram à firma (não deram entrada em armazém). Não houve participação de roubo, nem nada… Ninguém foi atrás da questão, esclarecer o assunto, indagar o que se passara com os equipamentos, apenas porque um dos sócios era avalista e a referida empresa achou mais cómodo comunicar-lhe, muito mais tarde, o desaparecimento, obrigando-o a pagar, através de execução judicial… E os tribunais aceitam estas execuções e concretizam-nas… Concretizam qualquer burla.
O facto é que conheço muitas situações assim. Umas que já fecharam, outras que se preparam para fechar… e muitas que nunca abrirão, porque, para se iniciar um negócio, “criação do próprio emprego” neste país, é preciso ser-se muito ingénuo e ignorante. Por isso o baixo nível de formação da nossa classe empresarial…
Assim vai a recuperação económica do país…