2006/10/10

Impunidade é Que Não!

Voltando ao Envelope 9.

Referenciando uma crónica de Joana Amaral Dias, o Luís, do Aspirina B, diz que não percebe por quê insistir neste tema: O Caso do Envelope 9.

O texto que se segue é extracto do comentário que lá deixei:

"Não há justificação para falar sobre o tema sem se informar devidamente e exaustivamente.
Por isso se impõe recapitular:

- O jornalista que está na origem da denúncia, Jorge Van Krieken, desde há muito que vem fazendo denúncias semelhantes, sempre ignoradas e ou deturpadas pelos "media".
- Em consequência disso e também por ter a coragem que mais ninguém tem de dizer o que vê e o que pensa e de recusar "repetir a cassete", esse mesmo jornalista enfrenta vários processos-crime (alguns deles com fundamentos bem caricatos, segundo me foi dado perceber por um caso de que tive conhecimento), tendenciosos, onde "os métodos" de investigação e produção de prova são idênticos aos usados no processo Casa Pia.
- Esse jornalista, talvez confiando na sua razão e na consistência das suas conclusões, sempre achou óptimo ser chamado a tribunal porque, segundo afirmações públicas do próprio, talvez assim se fizesse investigação a sério.
- Há a assinalar, também, o facto de as denúncias anónimas e a contra informação, para além das campanhas de mistificação e propaganda enganosas, terem sido usadas e abusadas para crucificar, na Praça Pública, algumas pessoas... com o único propósito de sequestrar as instituições deste País e manter sob chantagem emocional algumas individualidades... para além de afastar várias figuras incómodas, menos dóceis e menos sem carácter, do P.S.
- Num país governado por gente idónea seria de esperar que nenhuma destas acções deixasse de ser esclarecida até ás últimas consequências.
- Também é facto, amplamente verificável, que existiram uma enorme quantidade de escutas telefónicas sem qualquer fundamento, de que os próprios tinham conhecimento e que foram usadas para aterrorizar os escutados, nada mais. Eu conheço algumas pessoas que, embora não tendo nada a ver com o assunto, confirmaram estarem sob escuta, apenas porque contactavam com conhecidos de familiares de...
- O envelope9, para além de fornecer uma série de "fundamentos" para montar "fugas de informação" selectivas e premeditadas, (como as conversas, pérfidas, de Adelino Salvado - outro que ficou impune - com um jornalista do C.M.), tem outra faceta que é a mais importante: a análise do seu conteúdo reforça a prova de inocência de alguns dos acusados e demonstra a falsidade duma parte das acusações, segundo afirmou publicamente o jornalista já referido (cujo trabalho me merece confiança, muito mais do que estas "opiniões").

Portanto, o conteúdo do envelope9, fornece várias pistas acerca dos crimes da investigação, entre os quais o de denegação de justiça, crime p.p. pelo Código do Processo penal.

Claro que nesta bandalheira de País onde a impunidade é o pior cancro e o mais destrutivo dos "hábitos", muito mais do que a corrupção, ninguém quer "compreender" ou abordar a questão do ponto de vista que realmente interessa à sociedade... tal e qual como tem acontecido com o próprio "Processo Casa Pia". Por isso o que se ouve são as falácias e conjecturas ocas do costume.
Ou seja, tal como o próprio processo Casa Pia, também o envelope9 é bom (foi bom) enquanto dura o escândalo que interessa aos mafiosos, mas deixa de ter interesse quando se trata de ir ao fundo da questão e identificar e punir os bandidos e os criminosos. E assim se perpetuam a bandalheira e as piores impunidades.

Sejamos gente!
Numa coisa destas há que ir até ao fim, para credibilizar as instituições e acabar com a desconfiança dos cidadãos, para segurança e bem-estar de todos.
Se os mafiosos soubessem que seria assim nem se "arriscavam" a patifarias como as do próprio Processo Casa Pia; mas contam com a habitual e pérfida impunidade; e, para isso, apelam à "saturação" e ao esquecimento...

Eu não conheço nem defendo Van Krieken, até porque o próprio não precisa... mas sobretudo porque, nalgumas coisas, revela uma sobredose de ingenuidade que não se justifica depois de todo este tempo a lidar com víboras. Está a pagar pela sua ingenuidade.

Mas o "caso do envelope 9" deve ser esclarecido e levado até às últimas consequências sim; assim como o anterior PGR, Souto de Moura, deve ser investigado, julgado e responsabilizado por todos os abusos que cometeu, consentiu e/ou mandou cometer.
Assim é que é democracia e assim é que se resolvem os nossos magnos problemas, inclusive o do desenvolvimento.
Sim porque é óbvio que a "investigação" ao caso do envelope9 foi, não um fracasso, mas uma perversão. Foi SÓ mais uma perversão.

É para acabar com este tipo de bandalheiras que eu defendo A VALORAÇÃO DA ABSTENÇÃO.
Doutro modo não se vai lá, porque "eles" se encobrem uns aos outros.
Os cidadãos eleitores têm de ter uma forma eficiente de responsabilizar toda essa gente e de correr com "eles", lhes tirar o tacho, lhes puxar o tapete, lhes pôr rédea curta, desentulhar o lixo, para se poder "arrumar a casa", para acabar com tanta bandalheira absurda e destruidora... como a nossa negra realidade evidencia!"