2006/10/06

Urânio Empobrecido (U238) Ou Depleted Uran (DU)

Já há algum tempo que deparei com este texto na Net. Na verdade acho que talvez fosse este…

Mais recentemente voltei a encontrá-lo AQUI, agora em português. Tem uma petição para assinar!
Desde o início que tenciona falar do assunto e pedir que a corrente desta denúncia se alargue, para que um maior número de pessoas tenham conhecimento e oportunidade de assinar a petição.

Trata-se duma campanha internacional para acabar com os testes e o Uso de “Urânio Empobrecido (U 238), Ou Depleted Uran (DU)”.

Todos nós recordamos a morte de soldados portugueses que foram expostos a Urânio Empobrecido (DU), durante as missões de paz, nos países dos Balcãs, o chamado “Sindroma dos Balcãs”. Já antes existiu o “síndrome da guerra do Golfo”…

Na América existem também vários casos de militares afectados e, consequentemente, existem movimentos de pessoas empenhadas nesta luta.

Mas o exército americano continua a utilizar esta e outras “armas sujas”, contra os povos a cujos levaram a guerra, a destruição, a morte e a desesperança, como acontece no Iraque, com consequência actuais e futuras, que estão para lá de trágicas: “The use of depleted uranium weaponry will leave a scar on Iraq for billions of years.” Também todo este documento merece ser lido com atenção e merece a expressão da solidariedade de todos nós.

Apesar de tudo isto, “le Département de la défense a refusé de mener une étude adéquate sur l'exposition à l'uranium appauvri de ces anciens combattants".

Chamo a vossa atenção para este texto, cujo título é: “DU a Sentença de Morte”, que vale a pena ler, donde destaco: “Esta semana, American Free Press dejó caer una "bomba sucia" en el Pentágono, informando que ocho de cada 20 soldados que sirvieron en alguna unidad, en la ofensiva en Irak en el 2003, presentan ahora malignidades. Eso significa que el 40 por ciento de los soldados de esas unidades, han desarrollado malignidades en sólo 16 meses”.
“Esta semana” foi em Março de 2005…

Portanto, abreviando e concluindo, peço-vos que assinem ESTA PETIÇÃO,

por todos nós, pelo planeta, pelos nossos filhos, pelos povos massacrados pelas guerras e pelas infâmias dos facínoras que governam o Mundo.