2006/02/15

Com todo o Descaramente e Desplante!

Decorreu tudo como as pessoas avisadas receavam. Depois dizem que o pessimismo é grande, e que as angústias e as depressões são muitas, neste País. Como poderão não ser com "espectáculos destes?
Este post é feito de colagens. Nada do que aqui fica dito é de minha autoria. Afinal já está tudo dito!

Primeiro
Na sequência da notícia do “24 HORAS” sobre o caso do “envelope 9” junto ao processo da Casa Pia, o PGR anunciou inquérito rigoroso ao que se passou.
Segundo o “Correio da Manhã” de hoje, dia 21.01.06, o inspector nomeado para instruir tal inquérito é José Gonçalves Carvalho.
Este mesmo, já referido neste blog, por ter ignorado e ocultado elementos de prova a meu favor no processo em que me afastaram de funções.
Terá alguma credibilidade tal inquérito?
Para mim, é óbvio que não.
Este inspector, com a “credibilidade” que tem na PGR (que é muita) e a “isenção” de que usa (que é nenhuma) , vai apenas “limpar” a imagem da “corporação MP/PGR” e arranjar um bode expiatório.
Nisso, ele é perito.
O costume.

Segundo
por causa o famoso “envelope 9” dois jornalistas do 24 Horas foram constituídos arguidos apeteceu-me dar uma gargalhada, depois de tanta fuga ao segredo de justiça estes jornalistas respondem por «acesso indevido a dados pessoais».
Mas quando leio que um dos jornalistas que foi alvo desta acusação é jornalista freelancer Jorge Van Kriken (acho que o nome dele é Krieken), o autor da página Repórter X [Link], que, como se sabe, há muito que "anda com as candeias às avessas" com o Ministério Público, fico muito preocupado; assaltou-me logo um estranho pensamento: que “apanharam dois coelhos com uma cajadada”.

Comentário 1
Na falta de razão a corporação reage como sabe e parece que pode neste simulacro de estado de direito (corporativo).
Apreende os computadores aos jornalistas que tiveram a ousadia de os colocar a ridículo por manifesta incompetência e má-fé.
Durante mais de um ano o Correio da Manhã, publicou artigos sobre o processo Casa Pia, violando o segredo de justiça. Apenas teve uma busca quando chegou ao conhecimento público o caso Salvado/correio da Manha(ã).
Assim enquanto os jarnalistas fazem jeitos ao MP nada lhes acontece! Com dizia um amigo meu. (Não! Não é o Des. E. Reis), o MP tem um pacto com os jornalistas. Eles não denunciam a sua incompetência, prepotência etc. e eles arquivam os processos por abuso de liberdade de imprensa.
Assim vai a democracia corporativa neste país de tribunais plenários.....

Comentário 2
Não é interessante que os jornalistas sejam constituídos arguidos por publicarem a existência do envelope 9 no processo mas não se diga nada sobre :
- quem requereu os dados à PT?
- porque continuam no processo se dizem respeito a pessoas não acusadas no mesmo?
Ainda se lembram do Juiz Salvado e das conversas com o jornalista do Correio da Manhã?

Comentário 3
Isto é como antigamente, quando não se gosta da notícia, mata-se o mensageiro!
Não seria mais importante se começassem a investigação pelo princípio, e vissem quem requereu as escutas e quem as mandou colocar no processo?
Trata-se pois de um "show off" para enganar o pagode e desviar as atenções dos verdadeiros culpados!...

Fim

Eu estou de greve. Nem me dou ao trabalho de comentar…