2005/11/04

Violência e vandalismo em Paris!

Acerca deste assunto, justifica-se reproduzir, aqui, o comentário que deixei em "Congeminações":
"Cá para mim estes incidentes trazem à tona as mil e uma maneiras de provocar motins e instigar actos de vandalismo gratuítos e injustificados...
Deve ser o resultado do acordo de cooperação entre a CIA e o governo francês, na "luta contra o terrorismo".
Se não houver terrorismo, para que servem os acordos? Por isso há que fomentar e instigar e promover a violência.
Claro que não é de excluir a colaboração e envolvimento dos grupos se extrema direita, na sua conhecida estratégia de destruir, de aterrorizar, como forma de alcançar o poder. São factos conhecidos, já desmascarados, noutras alturas e é preciso ter muito cuidado com as demagogias subjacentes.
É assim um pouco como acontece nas manifestações anti-globalização, onde aparecem sempre uns provocadores (da CIA ou nazis, tanto faz) a tentar aviltar e desacreditar as pessoas íntegras. A estratégia é antiga e já está gasta de tão usada. Só persiste por complacência dos que deviam ser os primeiros e denunciá-la e a punir os responsáveis.
Quem pratica crimes deve ser punido, porque os crimes nada resolvem. Violência gratuita e indiscriminada nada resolve, pelo contrário... actos de vandalismo não!
As sociedades democráticas só conseguirão sê-lo se não ficarem reféns destas demagogias. Assim não é democracia, é bandalheira, que leva, directamente, à aceitação dos regimes autoritários, por saturação do vandalismo indiscriminado e da violência. O que "eles" querem, portanto...
Abrandou o terror da publicidade enganosa à "gripe das aves" tinham que iniciar outros incidentes quaisquer. Quem ganha com isto? Os marginalizados não, com certeza!
É preciso mudar muita coisa, mas "isto" só faz "mudar" para pior. Para manter o domínio absoluto e incontestado dos USA?