2005/02/09

A Escola da Amieira, outro exemplo!

Em "A grande fauna" encontrei este "post", que transcrevo. Aqui está mais um exemplo de nepotismo e de arrogância das "nossas" instituições democráticas, como é o caso da respectiva junta. Isto é um país onde a "democracia" só serve para beneficiar, de forma arbitrária e prepotente, meia dúzia de energúmenos. O que as populações sentem, o que necessitam, aquilo a que têm direito, não interessa nada. Também aqui as pessoas se organizaram e reclamam os seus direitos. O resultado, nulo, da sua luta é um bom incentivo à participação e empenhamento cívicos. Resta-nos a abstenção como forema de protesto. Vem bem na linha do "post" anterior. O que começa a ser difícil é encontrar exemplos "outra linha", que nos levante a esperança.
"A situação continua a agravar-se na Escola da Amieira no concelho de Ourém conforme já haviamos postado aqui.
É tudo por causa desta linda casinha que tem inúmeras recordações para as pessoas da Amieira.
O que eu vejo no comunicado que se segue é um caso de polícia.
Será que agora os caçadores têm direito a humilhar as populações dada a força das armas?
Para que serve a junta de freguesia?
Para que serve o Presidente da Câmara?
Para que serve a GNR?
Eis o comunicado:"
"ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESCOLA DA AMIEIRA
Comunicado
Graves provocações e humilhações dirigidas pelos caçadores de Urqueira à população da Amieira na sua antiga escola
No dia 6 de Fevereiro de 2005 cerca das 08:00 ocorreram os seguintes factos:
Aproveitando a realização da concentração para a batida de caça às raposas pela direcção dos caçadores de Urqueira, a população da Amieira reuniu-se antes da chegada dos caçadores, para uma visita à escola que tinham frequentado e onde está parte das alegrias e saberes compartilhados no passado recente de todos.
À chegada dos caçadores todos os Amieirenses presentes se encontravam em plena confraternização, pacificamente e com urbanidade recordando os tempos e experiências ali vividas.
Surgiram então caçadores com arrogância auto-afirmando-se donos e senhores daquele espaço público, com provocações, procurando o confronto com a população ali presente proferindo termos ofensivos e injuriosos.
Os Amieirenses formam impedidos de entrar dentro do edifício da escola que frequentaram. O presidente dos caçadores alertado para o sucedido, pelo presidente da Associação Cultural da Amieira nada fez.
A Associação Cultural Escola da Amieira manifesta publicamente o seu repúdio pelos factos, os quais indignaram e ofenderam profundamente a população do lugar.
A Associação tinha solicitado por carta enviada em 1 de Fevereiro ao presidente dos caçadores de Urqueira para não violar a sala de aulas conforme tinha ocorrido a 30 de Janeiro.
A Associação Cultural Escola da Amieira apelou na carta à auto-reflexão e bom senso dos caçadores, sensibilizando-os para locais próprios e melhor adequados para actos que o grupo de caçadores pratica ou pretende vir a praticar.
Foram ainda os caçadores informados dos sentimentos e ligações que os Amieirenses têm com a antiga escola da Amieira.
A ocupação do local emblemático dos Amieirenses pelos caçadores irá ser sempre um elemento de desestabilização e perturbação no bom relacionamento, da boa convivência e urbanidade existente.
A Associação Escola da Amieira interroga-se sobre a negligência do Sr. Presidente da Junta de Urqueira em responder a uma audiência pedida no dia 30 de Dezembro de 2004.
A Direcção,
Amieira, 07 de Fevereiro de 2005"

É um bom exemplo de como se devem fomentar incidentes e problemas entre pessoas, como se deve agravar a degradação das condições de vida das pessoas, nas aldeias. Que gente mais reaccionária!