2005/02/12

Nelson Mandela!

Faz 15 anos que Nelson Mandela foi libertado, pelo regime racista da África do Sul. Hoje, apetece-me fazer-vos uma pergunta, apetece-me pedir-vos que se imaginem a fazê-la a muita gente e que imaginem a resposta. A pergunta é: Sabe quem foi Nelson Mandela? E Botha, sabe quem foi?
Ninguém terá dúvidas em perceber que, mais de 80% dos inquiridos que responder acertadamente à primeira pergunta erra a segunda.
É assim que pretendo ilustrar o carácter ilusório da estabilidade da situação actual (de ontem, de sempre), sobretudo se ela for atentatória da dignidade humana. (Como o é a situação do nosso país).
Lembro-me ainda da África do Sul racista, e da arrogância do respectivo governo; da forma como os negros eram tratados e, especialmente, da forma como eram tratados os presos do ANC, incluindo Nelson Mandela, acusados de serem os causadores de todos os males do mundo.
Hoje, quem sabe alguma coisa do assunto, identifica, de imediato, Nelson Mandela. Mas o governante racista, todo poderoso, que declarava a eternidade do seu sistema de governo, como um dado adquirido e assente; esse, ninguém sabe quem seja.
Nelson Mandela será recordado por muito tempo, terá um lugar de destaque na História. Os seus carcereiros, até o pouco conhecimento que se tem e terá deles, irão sempre devê-lo apenas ao facto de terem sido seus contemporâneos.
Hoje eu tinha que escrever este artigo. É que, naquela minha lista de assuntos, já apareceram mais alguns, mas todos exigem uma obstinação, uma persistência em “remar contra a corrente”, para alterar mentalidades e desfazer sofismas, que parece esgotar-nos as forças. É nessas alturas que temos que pôr as ideias no lugar e analisar as lições da história, para percebermos a importância da “tarefa” que a vida nos impôs.
Só para garantir que estou aí… e vou continuar em frente!