2004/11/18

Manifestação! Os "meus" motivos!

Manifestação, dia 27 de Nov. às 11 horas, em Belém
Na convocatória desta Manifestação apela-se à participação de todos, com os seus motivos.
Pois aqui estão os meus motivos, para participar:

Este primeiro pedaço de texto, foi transcrito do artigo “Comentários que merecem destaque”, publicado neste “blog”
- “O que eu quero é democracia! A sério! Honestidade, como convém à maioria da população! Eficiência, como é urgente para resolver os problemas da maioria da população! Com a maioria da população que, sem sombra de dúvidas, é mobilizável (e generosa), por estes objectivos! (Mas não é mobilizável por qualquer partido)
Políticos honestos, PRECISAM-SE!”

Este segundo pedaço de texto, foi transcrito do comentário de “Macedo Barros”, na convocatória anterior, da manifestação, aqui, neste “blog”. Se se trata dos problemas do País, é bom que encontremos objectivos comuns a todos, independentemente das opiniões “filosóficas” particulares. Eu subscrevo, também, estes objectivos.
- “A minha convicção é que devem mandar, no sentido de dirigir, todos os que se preocupam realmente com o que é justo. Que mandem pois os justos!
Comecemos por punir os prevaricadores, retirando-os do exercício, doloso, dos cargos, com a agravante de terem de devolver o que lhes pagámos anteriormente; quero ver qual o corrupto que quererá desempenhar um cargo nestas condições. Acabe-se com os egoísmos e a ganância; vença Portugal, a eficiência, a imaginação e a dedicação. Acabe-se com o seguidismo e as modas; queremos a alma portuguesa!”

Mais! Concretizaria isto tudo exigindo que os cidadãos se possam pronunciar sobre:
- A composição do Parlamento;
- Os vencimentos e regalias dos políticos;
- O respeito pela opinião dos que não votam (fazendo depender o tempo de mandato da representatividade real do eleito)
- Que os cidadãos se possam pronunciar acerca da continuidade do exercício de funções de qualquer titular de cargo público, em situações escandalosas, como é o caso do Governo actual, do Procurador Geral, etc.
- Que 82 Deputados, que não foram eleitos, vão para a RUA, imediatamente, porque não têm legitimidade para ocupar os seus cargos;
- Que o Presidente ouça quem deve (a população, já que os seus conselheiros não prestam), para tomar as iniciativas que nos permitam sair deste descalabro de situação. Porque ele é Presidente e foi eleito para isso mesmo! Ou então demita-se, porque assim não pode ser.
- Que as pessoas que são demitidas ou punidas pelos seus crimes (ou actuações duvidosas, como no caso dos escândalos), percam as regalias sociais conquistadas no cargo!
Para se acabar com a bandalheira de se cometerem, de dentro das instituições, todo o tipo de crimes e atropelos, que dão origem a indemnizações, que o Estado paga, mas que não recebe dos culpados. Estas indemnizações têm que passar a ser, obrigatoriamente, cobradas aos culpados, em excesso, por causa dos prejuízos do próprio estado e da sociedade.
Há mais, mas não quero monopolizar a “discussão”!
Farei com que apareçam alguns cartazes com alguns destes objectivos e outros! Espero que cada um dos participantes faça o mesmo, relativamente aos seus próprios motivos. A meu ver, aqui cabem todos os motivos, mesmo os particulares, que tenham que ver com o mau funcionamento do País!