2005/09/21

Favorecimento na RDP1!

Esta denúncia foi-me enviada por “e-mail”. Aqui fica a reprodução:
Em vésperas de Autárquicas, a RDP/Antena 1 não hesita perante um grosseiro (e grave) exercício de manipulação político-partidária: nos últimos 3 meses, o espaço semanal que aquela rádio dedica aos municípios foi quase exclusivamente preenchido com autarquias onde o PSD é a força maioritária, com especial incidência nalgumas que os social-democratas poderiam correr o risco de perder.
Em 14 emissões (entre 19 de Junho e 18 de Setembro), apenas duas (Alijó e Peniche) constituíram excepção e aconteceram em municípios onde não chegou a onda “laranja” que, em 2001, submergiu o governo de António Guterres.
Numa altura em que o PSD, apostado em manter a liderança da Associação Nacional de Municípios, não se pode arriscar a perder nenhuma Câmara Municipal, a RDP/Antena 1 sai em socorro de Marques Mendes e transforma o seu espaço dominical “Passeio Público” num instrumento de propaganda de alegadas capacidades de gestão do poder local “laranja".
Estranha-se sobretudo que o Conselho de Opinião da RDP não tenha, até ao momento, denunciado este escândalo nem responsabilizado o Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal pelo modo como aquela Sociedade Anónima de capitais públicos está a violar a Lei e a pôr em causa as mais elementares normas de convivência democrática e de transparência eleitoral.
Comentário:
É claro que, para mim, não apenas deve haver igualdade de oportunidades, em relação às diferentes forças partidárias (coisa que o PS também nunca assegurou, nem assegura), como deve haver igualdade de oportunidades, e democracia, em relação a todas as opiniões diferentes, sobretudo as que podem contribuir para resolver os problemas do país (que parece já não ser o caso das “opiniões” partidárias).
Vocês sabem do que estou a falar…
No entanto, não é consentindo neste tipo de favorecimentos que se chega a uma comunicação mais isenta e democrática. Isto mesmo que corramos o risco de “deitar pérolas a porcos” reproduzindo estas denúncias, de descriminação em relação a outros que procedem de igual modo…
Só para dizer que a reprodução da denúncia é para haver igualdade para TODOS, sejam do PS ou não, tenham partido ou sejam abstencionistas.