2005/09/17

Segurança alimentar.

Todos sabem que criei um blog sobre remédios caseiros, para anotar umas coisitas...
Muita gente relaciona o aumento, exponencial, de certas doenças (tais como alergias e asmas, etc.) ao empobrecimento dos alimentos que ingerimos, para além do efeito da poluição.
Já vários comentadores "reclamaram", aqui, das imposições, destrutivas, da PAC (política agrícola comum) e dos efeitos devastadores sobre a vida rural e a desertificação do interior.
Até houve quem fizesse uma campanha a favor da opção pelos produtos nacionais...
Por outro lado, escrevi um post em que reclamava dumas fiscalizações, absurdas, que tornam impossível o labor, sobretudo das pessoas de bem (porque as outras safam-se sempre)!

Então atentem nesta história:
Há uns meses, um amigo que exerce acupunctura, contou-me que um motorista de longo curso, lhe disse, indignado, que não se podem comprar alfaces, em alguns Super Mercados e Hiper Mercados.
Disse ele que as alfaces são plantadas, pequeninas, dentro de contentores, em camiões de longo curso, na Holanda, e chegam, já crescidas, ao mercado nacional (principalmente super e hiper mercados),
ao fim de três dias, porque são “alimentadas” com um produto, a pingar, dentro do contentor…
É por isso, diz, que se compram algumas alfaces, em supermercados, que se estragam dum dia para o outro, no frigorífico.
Uma boa alface, colhida na terra, aguenta 4 ou 5 dias, no frigorífico, sem degradação significativa.
É para sermos envenenados com porcarias destas que os produtos da agricultura nacional não têm escoamento…
E quem é que fiscaliza estas coisas?
E quem é que me garante a “liberdade de escolha”, informando convenientemente e permitindo que opte por produtos nacionais?
Pois é! Os ficais andam a “fazer a vida negra” à nossa própria população, contribuindo para destruir, ainda mais, a nossa economia…
Até se dão ao luxo de se “enganarem” e, com isso, deixarem apodrecer 50 toneladas de peixe, como aconteceu, recentemente, no Algarve…