2005/01/14

A verdadeira história do Juiz!

Ontem copiei para este “blog” um texto que publiquei com o título “Juízes vigaristas”.
Hoje, foi publicado no “Público” um artigo que me impõe fazer aqui duas correcção:

(1) O Sr. Juiz, afinal, não ganha o vencimento das suas actuais funções; ganha apenas um terço (ou não sabe bem quanto). Mas a questão não é essa: é que ele obteve direito à choruda reforma porque foi dado como incapacitado. Não foi incapacidade temporária, nem incapacidade parcial, nem nada daquelas tretas com que eles costumam martirizar os desgraçados dos cidadãos que têm o azar de ser vítimas dum qualquer contratempo da vida.
(2) Afinal não foi Santana Lopes quem nomeou o Juiz. Apenas lhe mudou o cargo (certamente por indicação do CDS-PP). O Sr. Juiz já estava em funções na Inspecção da Segurança Social, desde 2003, onde foi colocado por Bagão Félix (esse “falsa donzela” da honestidade e da competência).

Venho aqui fazer estas correcções, porque o facto foi apresentado como “mais um exemplo da governação de Santana” e a mim começa a chatear-me esta “ideia fixa” generalizada de fazer de Santana o “bode expiatório” de todos os nossos males, ilibando Durão e os outros todos. Mas o que mais me chateia é as pessoas não verem que, enquanto se acirram contra Santana, o CDS-PP faz passar a ideia de “competência” (competência da vigarice, diria eu) e aproveita para avançar, sorrateiramente, enquanto todos “se atiram a Santana”.
Mas aqui é assim: o seu a seu dono! Só por distracção, ou por desconhecimento é que me apanham a “participar” dessa “armadilha”.