2005/04/27

Descubra as Diferenças (se as houver)!

O nosso amigo Pindérico do "Só Palpites", decidiu armar em "pretensioso" e "meter o bedelho" em assuntos de "gente importante" e vejam só o que ele foi "desencantar":
Transcrição:
O texto que se segue foi retirado do programa de um partido político português e data de Novembro de 1974.

"Mas a detenção do poder económico dá ainda uma enorme van­tagem política. Os grandes grupos, através da publicidade e da tomada de posições-chave nos órgãos de comunicação de massas, podem influenciar a formação da opinião pública e portanto, indirectamente, da própria vontade colectiva. Podem ainda, das mais subtis formas, tentar corromper os governantes. Tal corrupção atingiu proporções escandalosas no anterior regime, através da circulação das perso­nalidades políticas entre o sector público e o privado e da simbiose pessoal de lugares num e noutro."
"A liberdade não é apenas privada de conteúdo pela multiplica­ção das dependências pessoais. É-o também através da alienação objectiva resultante da orientação para fins que prejudicam o desen­volvimento da personalidade
".
Fim de transcrição.

O desafio que vos coloco é que "descubram as diferenças" entre esta realidade, de antes do 25 de Abril, diagnosticada e caracterizada, assim, tão magistralmente, por um dos nossos partidos políticos (será o PS?) e a situação política económica e social actual, bem como os seus "fundamentos"; isto é: os escândalos que se repetem, todos os dias, o domínio evidente e cada vez mais claro, mais descarado, mais arrogante, mais prepotente e mais arrivista das máfias e dos circuitos dos "tráfico de influências" dentro do aparelho do estado e do governo. Bem têm razão as pessoas que, como eu, dizem que, no essencial, nada mudou desde antes do 25 de Abril.
Tanto cinismo repugna, não acham?


Bom trabalho, amigo Pindérico!

P.S. Os meus sinceros agradecimentos a Pedro Silva que, nos comentários, me chamou a atenção para o facto de "pretensioso" e "bedelho", estarem mal escritos no "original". Estes erros já foram corrigidos, bem como "desencantar", que também tinha "erro/gralha". É muito erro em tão pouco texto... por isso agradeço ao Pedro e peço desculpa a todos!