2005/04/11

Regras a Observar no reenvio de “e-mails”?

Recebi, por “e-mail”, sem identificação dos destinatários, o texto que transcrevo, resumidamente.
Sobre este assunto quero dizer, apenas, duas palavras:
Há cada vez mais gente a aceder à Internet, algumas bem jovens, que não devem estar sujeitas a isto. Portanto, o alcance destes “ensinamentos” é limitado. Os cidadãos têm o direito de exigir que se tomem medidas severas contra este tipo de coisas. Não existem “serviços” que vigiam tudo o que se passa na Net, invocando a segurança internacional? A segurança particular, das pessoas, não é importante? Não faz parte da segurança internacional?
Sou absolutamente contra que vivamos privados de espontaneidade, impedidos de dizer e agir como achamos melhor, desconfiando de tudo, com medo de tudo, porque isso é desumano. Quem patica esse tipo de crimes, através a NET, deve ser punido exemplarmente. Há que recusar os efeitos perversos deste tipo de condicionalismos, se queremos continuar a ser “gente”. Viver implica correr riscos; embora eu ache que, neste caso como em muitos outros, se devem assacar responsabilidades a quem as tem…
Todavia, se houver alguns cuidados que se possam ter e não colidam com os nossos direitos de cidadãos; que aumentem o conforto e a confiança de alguns… por mim tudo bem.
Para os devidos efeitos aqui faca a transcrição:

“Vamos lá aprender com os E-Mail de uma vez por todas... e livremos aInternet de 80% dos vírus e entulho...
O MAIS IMPORTANTE:
Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e endereços de "e-mail" das pessoas por onde esses e-mails já passaram.
Há programas a rodar na Internet para "apanhar" tudo o que estiver antese depois de um "@". Isso é vendido a Spammers, que muitas vezes espalhamvírus.
Quando mandarem uma mensagem para mais do que uma pessoa, não enviem como "Para" nem com o "Cc", enviem com o "Cco" (carbon copy ocult) ou "Bcc"(blind carbon copy), que não vai aparecer o endereço electrónico de nenhum destinatário...
Quando todos fizermos isto, livraremos a Internet de 80% dos vírus e lixo electrónico que causa lentidão na rede...
1) As grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente(chain-letters). A Microsoft e a AOL NÃO estão a oferecer US$ 245 a cada reenvio de e-mail. A Ericsson e a Nokia NÃO estão a oferecer telemóveis. Aliás, pense bem, como é que eles vão saber se você reenviou estes e-mails para outros endereços?
2) A BAYER e a NESTLÉ NÃO estão a dar kits gratuitos para quem reenviare-mails e mandar a confirmação para o endereço indicado.
7) NÃO existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapos Budweiser", etc. Na verdade, vocês NUNCA, mas NUNCA mesmo, devem reenviar qualquer "e-mail" alertando sobre vírus antes de confirmarem num site fiável de umacompanhia real, que estas o tenham identificado.
8) Cortem aqueles quilómetros de cabeçalhos com endereços dos e-mail's.
10) NÃO existe nenhum projecto para ser votado no Congresso Brasileiroque reduzirá a área da Floresta Amazónica em 50%. E nem para deixar decobrar portagens. Portanto NÃO percam tempo nem "façam figuras tristes" assinando e reenviando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisas.
11) Vocês NÃO vão morrer nem ter azar no amor se rebentarem umacorrente. Sejamos inteligentes e recusemos essa maneira imbecil deajudar os hackers e os spammers (propagandas).
12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil...
NÃO acreditem, automaticamente, em tudo. Observem o texto, reflictam, analisem tudo isto antes de reenviarem aos amigos.
13) Quando recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma fotografia comovente, NÃO reenviem apenas "para fazerem a vossaparte"... pode haver alguém cheio de más intenções, por de trás deste e-mail... verifiquem a veracidade das informações... Afinal, próximo da vossa casa, há sempre alguém carente que vocês poderão ajudar, se esta for a vossa opção de vida.
14) Cuidado! Muito cuidado com as mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando os seus endereços, telefones reais e reenviando... Podem facilmente ser utilizadas por assaltantes, sequestradores, piratas informáticos, etc.
15) Agora, SIM, ENVIEM esta mensagem aos vossos amigos e conhecidos, e ajudem a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet. Lembrem-se que, todos os dias chegam milhares de inexperientes à Internet, e quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia para todos.”
Não resisto a esclarecer que o meu computador recebeu imensos "critical objects" muito antes de eu começar a enviar ou reenviar "e-mails"; e até antes de ter criando um endereço de "e-mail". Portanto, não é só por aí, nem essa desconfiança nos livra deste tipo de ataques. Desde que não nos iniba, não nos impeça de usar a NET e de nos expressarmos livremente...