2005/04/16

Relatos do Quotidiano!

Em "Tou na Lua" está um relato que vale a pena ler. O artigo tem link aqui.
Se um blog não serve para publicar este tipo de histórias que vivemos (e sobre cuja autenticidade não temos dúvidas); se um blog só servir para expressar, em abstracto, os nossos sentimentos e, no mais, ficarmos dependentes e acorrentados ao que são as notícias "oficiais", então de pouco serve um blog. Não é o caso de "Tou na Lua", que publica coisas muito inspiradas, mesmo quando abstractas.
Sobre esta questão gostaria apenas de acrescentar o seguinte: é um dos problemas que me parece de muito fácil resolução. Um dos problemas em que a lei é entrave à resolução, sem qualquer motivo, que não seja a protecção da própria criminalidade. Neste tipo de coisas, os cidadãos têm o direito (mesmo que, como é o caso, lhes seja recusado pela legislação) de exigir eficiência às instituições judiciais e policiais; e, na ausência dessa eficiência e respectivas garantias, assegurarem a sua própria segurança.
O que se passa, actualmente, é que as "forças da ordem" não têm obrigações indeclináveis (podem, sempre, usar uma qualquer desculpa, mesmo que infundada e cúmplice) e os cidadãos não têm direitos (não vêem os seus direitos garantidos nem podem actuar no sentido de assegurá-los), resultando a perfeita bandalheira, usada pelos responsáveis (da sociedade) para proteger e fomentar a criminalidade.
Que existem cumplicidades mal explicadas entre as forças policiais e a criminalidade é facto que todos sabemos e de cujo conhecemos alguns exemplos. É facto, comentado e assumido por todos, em particular. É tempo de se o dizer abertamente, de exigir que se acabe com isso e se garantam, aos cidadãos, os seus direitos. Há muitas formas, civilizadas e socialmente dignas, de o fazer...