2005/03/06

Programa “Feira Franca” RDP1!

Uma mensagem de “e-mail” dava-me conta do fim do programa “Feira Franca” e da ameaça de despedimento que pende sobre Rui Dias José, o seu apresentador e autor.
Recebi também esta resposta a um pedido de esclarecimento:
“Em relação à ameaça de despedimento do Rui Dias José poderá consultar toda a informação em www.feirafranca.net.

Lá existe também abundante documentação acerca do Rui Dias José e sobre o programa “Feira Franca” que, durante cerca de 10 anos, calcorreou o universo da Língua Portuguesa. Todas as manhãs de domingo.

Com os melhores cumprimentos,”

Em http://www.feirafranca.net/Index_Contents.htm está a carta que terá dado origem a um processo disciplinar??? Vão lá ver, porque vale a pena. Foi mais ou menos assim que fui alvo de despedimento, por ser competente.
Estou a abordar este assunto, porque conheço bem este tipo de terrorismo prepotente duns quantos ditadores sem escrúpulos nem princípios que os políticos colocam em cargos de responsabilidade e que, daí, vão cometendo todo o tipo de crimes, perseguindo as pessoas válidas, apenas por capricho e por perfídia, ditada pelas suas paixões mesquinhas e malévolas. Assim, vai-se distorcendo a realidade e destruindo o país, porque se destroem as pessoas válidas e se colocam todo o tipo de oportunistas, incompetentes, gente sem princípios, nos “tachos” que deveriam ser cargos ocupados por gente digna, para que o país possa sair deste atraso civilizacional de séculos.
Cabe denunciar também que, esta mesma gente que assim trata os cidadãos, não hesita em invocar a democracia para se proteger dos pesados castigos que merece, pelos seus crimes; e para protegerem também os seus apaniguados, colocados em lugares que não sabem exercer, por via deste compadrio e tráfico de influências. É por isso que a democracia é tão enxovalhada e está tão desacreditada. Mas isto não é democracia. É a pior forma, a mais infame, de ditadura dos patifes.
Toda a eficiência da sociedade, da economia e da democracia passa por aí: pelas pessoas colocadas nos lugares certos, por quem ocupa (e com que competência e dignidade) cada cargo.
Sei bem o que isso é (o pretexto para este processo disciplinar) porque sou uma das vítimas deste tipo de crimes.
A propósito, quero dizer, claramente, o seguinte: não há a menor hipótese de resolver os problemas do país sem que se corrijam estes (e outros) crimes, porque as distorções que provocam são tais e tão graves que nunca será possível repor as coisas (e as pessoas) no seu lugar, como se impõe, sem que sejam feitas, sistematicamente, estas correcções.
Apesar de não ter podido contar com a solidariedade (sequer com a denúncia) de qualquer jornalista (ou de Rui Dias José), como se impunha, no meu como em tantos outros casos que se passam neste país, não vou usar isso como argumento para cometer o mesmo tipo de omissão.
Está provado que denúncia destas que não passe pelos “blogs” não é denúncia. Por isso aqui fica a minha contribuição.
O programa privilegiava a música portuguesa e a divulgação dos teres e saberes das nossas populações. Só por isso merece continuar.
Vão até lá (ao endereço da net) e subscrevam o abaixo assinado!