2005/06/30

Causas dos acidentes nas Estradas!

Relatório do Observatório de Segurança e Estradas

Afinal, um dos factores importantes a contribuir para o elevado número de acidentes e de mortes nas estradas, está nos próprios traçados das ditas Estradas.
A sinistralidade, nas estradas portuguesas, é um assunto que tenho evitado exactamente por nunca serem considerados os factores que considero essenciais.
Segundo uma Associação não governamental: o “Observatório de Segurança e Estradas”, que analisou o problema, a maioria das estradas e auto estradas têm traçados onde se violam as regras básicas de segurança; isto é: que violam as leis aplicáveis.
Mas ninguém assume responsabilidades (nem sequer são apurados os responsáveis) por estes crimes. É a habitual bandalheira e impunidade a funcionar; a criminalidade institucionalizada, também aqui…
É assim em tudo! Os piores impedimentos à resolução dos problemas vêm daqueles que detêm os respectivos cargos…
As conclusões do Observatório são óbvias, para quem ande nas estradas; e também para quem tenha um mínimo de honestidade intelectual, ao analisar as causas da alta sinistralidade e a existência de locais onde os acidentes são muito frequentes e de elevada gravidade. Mas os nossos “comentadores”, quando falam disso, falam de tudo menos do essencial…
O referido observatório fez um relatório que entregou ao Ministro…

Porém, O que achei mais caricato foi o relato feito pelo Engº responsável pelo referido relatório, da reacção do Presidente da República, durante a respectiva “presidência aberta”, quando, no Centro Cultural de Belém, confrontado com a denúncia destes factos, lhe retirou a palavra dizendo:
- “O senhor já falou demais…”
É claro que mais ninguém falou do assunto.
Não conheço ninguém que tanto “fale demais”, sem nada fazer (e sem deixar que nada se faça), como o próprio Presidente Jorge Sampaio…
Como é que este país pode melhorar e progredir???
Contando com quem? Em qual cargo?

É para acabar com esta bandalheira que eu defendo A VALORAÇÃO DA ABSTENÇÃO

APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa