2005/06/14

"Congresso" Comunista marcado no Além!

Em poucos dias, vimos desaparecer do rol dos vivos, várias figuras conotadas com os ideais comunistas, como se eles tivessem uma convocatória para reunião, no Além...
Refiro-me, claro está, a Álvaro Cunhal e Vasco Gonçalves, principalmente. Nenhum deles era meu ídolo (vocês sabem o quanto essa posição é difícil de alcançar; é uma fasquia que está muito alta...) mas eu respeito, em vida ou na morte, pessoas que sejam coerentes e fiéis, na defesa dum ideal. Desempenharam o seu papel, à altura do seu tempo.
Principalmente Vasco Gonçalves, foi um homem de coragem e, por isso, angariou o ódio de todos os oportunistas, que se aproveitaram da "necessidade" (criada pelos próprios) de "correr" com ele, para nos mergulharem neste atoleiro em que vivemos actualmente, governados por máfias...
Esses homens deram-nos uma lição: é preciso ser mais coerente ainda, menos sectário e mais eficiente, na luta pela democracia (democracia, não partidocracia).
Por isso os meus respeitos a ambos, a minha solidariedade aos seus familiares e amigos, extensíveis ao falecimento do poeta Eugénio de Andrade...
Agora, deixem-me que vos diga: Nunca pensei que fossem pessoas tão "estimadas" pelos nossos notáveis e nos OCS. O que me sugere que, para muita desta gente, "um comunista bom é um comunista que já morreu!"; os vivos que se cuidem...