2004/12/08

Afinal foi Atentado!

Ao fim de vinte anos, concluiu-se, finalmente, que o desastre de Camarate se deveu a atentado. Apetece perguntar: isso é novidade para quem?
Eu disse “finalmente”. Será mesmo “finalmente”?
Perante a “revelação” surge a questão óbvia: há quanto tempo, afinal, vivemos reféns desta conspiração permanente?
Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa (bem como os que os acompanhavam) merecem o seu lugar de heróis, por terem arriscado (e perdido) a vida, devido à sua integridade e idoneidade de carácter. Merecem o descanso e a glória eternos, de verem esclarecida a verdade e punidos os criminosos! Tanto os que executaram o atentado, como os que o ordenaram e também os que, ao longo de todos estes anos, o encobriram, nas versões oficiais.
Porém, o espectáculo, degradante, que nos tem sido “oferecido” ao longo de todo este tempo, incluiu esta coincidência espantosa, esta coisa, inacreditável, de este “tema” vir à tona e ter mais algum “episódio”, em momentos “estrategicamente” escolhidos para coincidirem com tempos pré-eleitorais. Com cada um a “puxar a brasa à sua sardinha”, a dizer os mais baixos disparates, a lançar patranhas e epítetos que nunca se esclarecem, porque não são para esclarecer. Assim ao jeito do “estilo da máfia”, já referido noutros artigos deste “blog”.
Fantástica esta coincidência, que mais uma vez se concretiza, não acham? È devido a esta simples constatação que me fica a dúvida se será, de facto, “finalmente”. Quanto a isso, vale a pena referi-lo, em abono da verdade, a única pessoa (figura pública de relevo) que revelou, até hoje, a necessária idoneidade de carácter, para ter aprendido “a lição” daquela tragédia, foi Diogo Freitas do Amaral! Aqui é assim, o seu a seu dono!
Não me parece que seja preciso grande esforço intelectual, ao ler o que escrevo, para concluir que dificilmente me poderia identificar com as opções políticas de qualquer das pessoas aqui referidas. Mas, para o caso (para estes e para muitos outros da nossa vida em sociedade), isso não tem a menor importância.
Os heróis de Camarate merecem o descanso e a glória eternas! Para isso devem ser punidos, devidamente, todos os que o impediram, até hoje. Para além dos culpados, também têm que ser punidos todos os elementos das respectivas comissões de inquérito e a juíza Ana Teixeira e Silva. Devem ser punidos disciplinarmente e socialmente: demitidos, suspensos (com perda das regalias sociais entretanto adquiridas). É assim que se faz justiça a quem é devida, que se reconhece o direito ao descanso eterno de quem o merece!
Cá estamos para ver! Se será, de facto, finalmente; ou se isto é, apenas, mais um episódio, duma farsa infame que, para poder continuar, ainda vai ter mais umas quantas “novas versões”. Apetece dizer: tenham um mínimo de pudor!
Não estou a “pedir” muito; estou?