2004/12/22

Os nossos magnos problemas!

Vivemos num país onde existem problemas muito difíceis de resolver; como, por exemplo… um gato.
É isso mesmo! Um simples e modesto, insignificante felino, comummente designado por “gato”, pode ser um problema insolúvel; ora vejam:
Em Benfica, Lisboa, junto ao mercado municipal, está em construção um bloco de apartamentos.
Dizem-me que, pelo menos desde o início deste mês de Dezembro, anda um gato, todo preto, nos andares de cima (4º e 5º andares, sótão e telhado). Não se sabe como é que o bicho foi lá parar. O certo é que não sai, nem mesmo para procurar comida. Durante o dia, esconde-se dos trabalhadores e ninguém o ouve, mas à hora do almoço, à noite e aos fins-de-semana, grita desalmadamente. Isto, repito, desde, pelo menos, os dias 4 ou 5 deste mês.
O facto é que o sofrimento extremo manifestado pelo animal, incomoda todas as pessoas que moram perto (e são muitas), não deixa dormir, nem descansar.
Hoje mesmo, foi enviado este “mail”, à SPDA. Ora leiam:
“Moro em Benfica, Lisboa. Nas traseiras do prédio onde moro, estão a construir um bloco de apartamentos. A morada é Rua de Nossa Senhora do Amparo, em frente ao supermercado Modelo, junto ao mercado de Benfica, perto da Igreja.
Desde o início deste mês que um gato, preto, está nos andares mais altos dessas obras. Assustado, foge das pessoas e não aparece enquanto existe pessoal a trabalhar nas obras. Mas à noite e ao fim de semana não se cala. Berra desalmadamente, não deixa descansar, nem sequer ter paz de espírito.
Já reclamei junto dos responsáveis da obra, já chamei a polícia, mas o bicho, que chegou a ser apanhado (por anónimos, que acederam ao local abusivamente) e deixado nos terrenos próximos, juntamente com outros gatos, voltou ao mesmo sítio e continua lá, a gritar, de noite e aos fins-de-semana, que até faz doer a alma.
Gostaria de saber o que é que se pode fazer para que alguém trate deste problema. Estou disposta a testemunhar, em tribunal, para que os responsáveis tenham que resolver esta situação e para que isto não volte a acontecer. Já me disseram que é frequente este tipo de coisas, havendo mesmo quem sugira que o gato foi lá posto por alguém que ali trabalha. Não sei se é verdade, nem isso me interessa. O facto é que uma coisa destas não é admissível. Todas as pessoas aqui em volta estão indignadas, mas ninguém sabe o que se pode fazer!
Solicito resposta urgente!
Obrigada!”
Que teve a seguinte resposta:
“Uma vez que o animal já foi retirado uma vez dos andares superiores do edifício e voltou a ser abandonado por todos os que assistiram e foram coniventes, o que podemos sugerir é que arranjem um dono ou família de acolhimento para o animal, e assim o retirem das ruas, ou chamem os funcionários do canil camarário.”
Hoje mesmo, o assunto foi participado à Polícia Municipal, mas o gato continua, no mesmo sítio, cada vez mais desesperado e a espalhar desespero pela vizinhança.
O bicho era, sem sombra de dúvidas, animal de estimação. Nota-se pela maneira como se comporta. Talvez até haja quem o procure, com desgosto de não o encontrar.
Porém, seja qual for a situação, é incrível que um simples gato se transforme num pesadelo, para uma enorme quantidade de gente, sem que haja qualquer via de solução para o assunto.
Digo que é possível o bicho ser procurado, porque aqui perto, desapareceu, também no início do mês, um gato muito estimado, que nunca mais foi encontrado. Não é aquele, porque os donos já foram verificar.
Não me vou alongar sobre as várias hipóteses de explicação para o comportamento do bicho, que incluem a possibilidade de ter sido roubado e colocado naqueles andares, onde se desorientou e donde não conseguiu sair. O facto é que se um simples gato, se pode transformar num problema insolúvel (será que as pessoas com responsabilidades nesta área e as que têm acesso ao local, estão à espera que o animal morra à fome? Será que foi lá posto para isso, sem ligar à tortura que isso representa para as pessoas que o ouvem?) o que é que poderemos esperar de soluções para outros problemas mais complicados; que os há.