2004/12/17

Uma Anedota de País!

Em "o Jumento" encontrei este texto, proveniente de "mail" recebido, que não resisti a copiar para aqui. Embora não pareça é disto tudo que tenho andado a falar; é isto tudo que me preocupa. Cada "circunstância" da nossa vivência em sociedade; nesta sociedade em que vivemos, é um bom exemplo de um dos tipos de coisas que têm que mudar, urgentemente
"Este país do faz-de-conta é cada vez mais uma anedota pegada.
Ora atentai lá nesta coisa vinda no Diário da República nº285 de 6 de Dezembro 2004:
No aviso nº 11 466/2004 (2ª Série), declara-se aberto concurso no I.P.J. para um cargo de "ACESSOR", cujo vencimento anda à roda de 2500 EUR (500 contos). Na alínea 7:..." Método de selecção a utilizar é o concurso de prova pública que consiste na ... apreciação e discussão do currículo profissional do candidato."
No Aviso simples da pág. 26922, a Câmara Municipal de Lisboa lança concurso externo de ingresso para COVEIRO, cujo vencimento anda à roda de 350EUR (70 contos) mensais. "... Método de selecção: prova de conhecimentos globais de natureza teórica e escrita com a duração de 90 minutos.
A prova consiste no seguinte: 1. - Direitos e Deveres da Função Pública e Deontologia Profissional; 2. - Regime de Férias, Faltas e Licenças; 3. - Estatuto Disciplinar dos Funcionários Públicos.
Depois vem a prova de conhecimentos técnicos: - Inumações, cremações, exumações, trasladações, ossários, jazigos, columbários ou cendrários.
- Por fim, o homem tem que perceber de transporte e remoção de restos mortais. Os cemitérios fornecem documentação para estudo.
Para rematar: Se o candidato tiver:
- A escolaridade obrigatória somará + 16 valores;
- O 11º ano de escolaridade somará + 18 valores;
- O 12º ano de escolaridade somará + 20 valores.
No final haverá um exame médico para aferimento das capacidades físicas e psíquicas do candidato.
ISTO TUDO PARA UM VENCIMENTO DE 70!!! CONTOS MENSAIS!
Enquanto o outro, para um vencimento de 500 contos, só precisa de uma cunha!!!"
Fim de transcrição.
Mais palavras para quê? São os altos critérios de selecção, baseados na "competência" curricular, para uns; prova de uma hora e meia para outros. Porque, como sabemos, o curriculo é uma coisa fiabilíssima, para avaliar candidatos: eles até podem passar o tempo a fazer todo o tipo de disparates, mas isso não interessa nada. Têm um curriculo invejável e pronto. Já vimos isto inúmeras vezes, nomeadamente no caso de ministros que passam a administradores; ou administradores que "conduzem" à falência as empresas que gerem e são "punidos" com a nomeação para outro cargo superior! Têm um curriculo invejável! (E muita experiência... em tropelias, a fazer disparates, quando não autênticos crimes)!