2004/12/05

Isto devia ser uma DEMOCRACIA!

Este texto é um comentário que deixei aí noutro blog (às prestações)
Aqui fica, na íntegra, porque é uma ideia que vou repetir muitas vezes, até as pessoas se aperceberem da sua importância!
Por mim "estou-me nas tintas" para quem controla o quê, e como! Qual é a máfia que mais manda! O que eu sei é que isto devia ser uma democracia e não é!
Não é democracia, porque quem detém o poder não quer que seja. Imaginem, por exemplo, a seguinte situação: O país está "bloqueado", devido às lutas intestinas entre máfias, há muito tempo. Agora imaginem que, perante os factos, cada vez mais graves, que se vão acumulando na sociedade, o Presidente exercia as suas competências e actuava, porque as instituições não estão a funcionar. Mas não actuava por livre arbítrio, como acabou por fazer, tarde e más horas; mal, portanto. Fazia esta simples pergunta ao povo: "Sente-se representado no Parlamento?"
Imaginem agora que, perante a resposta, óbvia, ele dissolvia o parlamento; e mais: ficava com o direito de voltar a fazê-lo, se a situação se repetisse. É que o parlamento deve representar a totalidade da população. São eles que o dizem e assumem, como forma de "legitimarem" a sua chulice! Portanto, verificando-se que não representa, conclui-se que as instituições não funcionam regularmente!
Querem melhor forma de verificar que as “instituições não funcionam? Vocês iam ver como apareciam as soluções para os nossos problemas sociais; como a nossa economia se desenvolvia; como começava a "caça" às competências, para colocar em qualquer cargo de responsabilidade; como se acabava com uma série de bandalheiras e escândalos, que nos mantêm neste marasmo e não nos deixam sair dele. Como deixávamos de ouvir as desculpas falaciosas e esfarrapadas do costume!
O mal de quem "pensa" a nossa política é não conseguir sair dos limites impostos por teóricos da treta, que eternizam as nossas desgraças. Se o poder político pertence ao povo, então que seja o povo a decidir. Pior não fica, isso eu posso garantir! Mas garanto mais: garanto que seria um óptimo "ponto de partida" para a resolução dos nossos problemas. Porque eles têm solução e os políticos sabem como chegar lá! Tá nos livros e na base de qualquer teoria minimamente evoluída; ou seja: qualquer pessoa esclarecida o sabe. Portanto, ou os nossos políticos são muito imbecis, broncos e ignorantes, ou sabem! Só não o aplicam porque são perversos!